quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia Mundial da Malbec 2013: Gran Malbec de Angeles 2009!



A cepa que se tornou símbolo da vitivinicultura da Argentina tem dia próprio, 17 de abril é o Dia Mundial da Malbec.

O dia é uma referência ao 17 de abril de 1853, data em que o presidente Domingo Faustino Sarmiento, importou algumas videiras da França, sua pátria-mãe. Após ser praticamente devastada do país europeu por geadas nos anos 1960, a cepa encontrou na Argentina condições climáticas perfeitas, que somadas à culinária portenha que cultua a carne bovina, formaram o par ideal para recebê-la de braços abertos e adotá-la como sua. Para mim não há dúvidas, a Malbec é argentina!

Vinho SIM não poderia ficar de fora dessa grande festa e para brindar esse dia tão especial nada melhor que a seleção de um vinho de respeito, um vinho que seja a cara da Malbec da Argentina. O eleito foi o Gran Malbec de Angeles, da Bodega Viña 1924.

O nome 1924 é uma alusão a um antigo vinhedo de Malbec localizado no Vale Vistalba, em Luján de Cuyo, Mendoza, um dos vinhedos de Malbec mais antigos (quicá o mais antigo!) da Argentina.

Do vinho, que já recebeu excelentes pontuações de diversos periódicas e figurou, inclusive, em listas dos melhores vinhos da Argentina, foram produzidas, pelo enólogo Juan Manuel González, apenas 4520 garrafas, após 14 meses de amadurecimento em barricas novas de carvalho francês.

No nariz um show de sensações, incluindo muita fruta com toques de café, chocolate, baunilha e um tostado fino. Complexo. Na boca, outro show! Apesar dos 15,5% de álcool o vinho apresenta grande equilíbrio, com taninos maduros e um equilíbrio entre fruta e acidez perfeito. Excelente persistência. Um vinho muito prazeroso de ser degustado.

Infelizmente não está à venda no Brasil, mas se tiver a oportunidade de estar na Argentina, procur-o. Altamente recomendado. Paguei por volta de 300 pesos argentinos na Lo de Joaquin Alberdi, em Palermo (Calle Jorge Luis Borges, 1772 - Palermo Soho – Fones 54 11 4832 5329 / 54 11 4831 7720 - info@lodejoaquinalberdi.com).


Avaliação VINHO SIM: REFINADO / Relação QUALIDADE-PREÇO: ÓTIMA

2 comentários:

  1. Caro Epifânio, vai aqui meu elogio pela descrição expressiva do De Angeles. Na Lo do Joaquin Alberdi, citado ao final, encontram-se também os meus vinhos da marca Penedo Borges, elaborados na Bodega Otaviano, de Alto Agrelo, Mendoza.
    Abraço cordial, Euclides Penedo Borges, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Euclides.
      Que alegria receber seu comentário.
      Conheci sua vinícola por intermédio da Gabriela da Três Marias Wine Tours. Conheci o Jorge, que me apresentou alguns vinhos que, inclusive, me deixaram com muito boa impressão. Em 2016 trabalhei muito pouco no blog e por isso há inúmeros artigos que não ainda não publiquei.
      Organizamos lá também o nosso Desafio Brasil x Argentina de Espumantes e foi sensacional. Você pode encontrar matérias aqui mesmo, pena que você não estava em Mendoza na ocasião.

      Estamos em contato.

      Grande abraço.

      Excluir