Casa Perini - Barbera - 2007
Publicado por Blog Vinho SIM em 15.4.12 com 2 comentários
Um belo dia, num passado razoavelmente distante (pelos idos de 2007 ou 2008), comprei um Casa Perini Barbera 2005, harmonizei-o com uma massa (não me lembro qual) ao sugo e achei que sua acidez e meu molho de tomates frescos tinham nascido um para o outro. Algum tempo passou e decidi procurar novamente por aquele vinho, mas apenas encontrei o da safra 2006. Com a reputação já adquirida, decidi comprei duas garrafas, mesmo não sendo da mesma safra. Ao experimentar o 2006, achei extremamente ácido e com pouca presença aromática e gustativa, meio sem graça. Decidi guardá-lo por algum tempo, pois acreditei que poderia melhorar com o tempo.
Dias atrás me deparo com um nhoque de batatas com o belo molho vermelho caseiro feito com tomates frescos. Era a hora de dar a merecida segunda chance ao Barbera 2006. Ao abrir a garrafa já senti que a acidez estava ainda prevalecendo, mas sem querer fazer nenhum tipo de julgamento antecipado, provei-o. Não vou dizer que é um vinho de péssima qualidade, mas este defeito da acidez excessiva é bem desagradável. Apesar de saber que as chances eram minísculas e que o procedimento não tem esta indicação, decidi colocá-lo no decanter na esperança que uma aeração pudesse lhe trazer um pouco mais de vida. Não deu.
A acidez realmente prevalece demais neste vinho, apresentando como resultado final certo desequilíbrio. Sinceramente, acredito que o melhor destino para este Barbera seja um belo tempero para uma salada de escarola com torresmo ou alguma outra receita em que a acidez se faça necessária.
R$ 29,00 | Alcool 13,0%
Avaliação Vinho SIM: RAZOÁVEL (11/20)
Meu amigo, como provavelmente sabe a acidez acentuada em um vinho Barbera não é um defeito, mas uma caraterística. Obviamente o excesso de acidez prejudica a degustação desse vinho, mas como pode conferir não é devido a marca, já a garrafa anterior era de qualidade, mas ao armazenamento que sofreu.
ResponderExcluirLuca
Caro Luca,
ResponderExcluirA acidez acentuada é realmente comum nos Barbera, porém existe um limite para que o equilíbrio prevaleça, o que não é o caso deste vinho, por isso deixa de ser uma característica e passa a ser um defeito. Sou grande fãs de vinhos italianos e ainda mais do Piemonte, sendo assim já tomei um bom número de Barberas com acidez acentuada, mas ainda em equilíbrio. O próprio 2005 da Casa Perini é de qualidade superior a esse. Sabemos que a safra 2006 na Serra Gaúcha não foi das melhores o que certamente "ajudou" a aumentar a acidez deste vinho. Em preve provarei alguma outra safra do Barbera Casa Perini e postarei o "desempate".
Muito obrigado pelo seu comentário. Críticas/segestões/obervações/solicitações e afins são sempre bem vindas.