segunda-feira, 11 de março de 2013

InCor e HCor fecham parceria para pesquisa visando comprovar os benefícios do vinho à Saúde!



A última semana de fevereiro revelou uma notícia fantástica para o mundo vinho!

Depois de diversos artigos publicados, alguns inclusive citados aqui no Vinho SIM, como o "Uma taça de vinho equivale a 30 minutos de exercício físico", da  Universidade Alberta - Canadá, o "Vinho para acabar com sintomas da menopausa", da Universidade do Oregon - EUA, o "Uma dor de cabeça a menos: vinho para intolerantes à sulfito", da Universidade de Aveiro - Portugal, dentre tantos outros, finalmente noticio uma pesquisa realizada pelo Brasil.

O Instituto do Coração (InCor), do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, dois centros de referência em cardiologia do Brasil, selaram uma parceria, apoiada pelo Ministério da Saúde, para realizar uma pesquisa com mais de 3200 pacientes com doenças cardiovasculares visando comprovar os benefícios do vinho à saúde.

Os pacientes terão sua “dieta” enriquecida com uma dose diária de vinho tinto.
O projeto, que será conduzido pelos médicos-pesquisadores Dr. Protásio Lemos da Luz (InCor/USP) e Dr. Otávio Berwanger (HCor) terá um vinho especialmente elaborado pela Embrapa Uva e Vinho, com apoio do Ibravin/Fundovitis e tem recebido total apoio do Ministério da Saúde foi selado durante a cerimônia de inauguração da Rede Universitária de Telemedicina (Rude) com a presença do ministro Alexandre Padilha.

E expectativa pelos resultados é enorme e o Vinho SIM vai cobrir todas as etapas, sempre divulgando os resultados .

Que baco nos ilumine!

3 comentários:

  1. Ola,

    Gostaria de saber quem são os responsaveis pelo projeto pois, trabalho juntamente com o responsavel pelos estudos Vin et la Santé na França e sempre busquei uma parceria para irmos ao Brasil apresentar uma conferência e nunca consegui alguma instituição interessada.O Globo Reporter ja esteve aqui conosco quando gravaram uma materia sobre o tema.Muito Obrigado Jean Claude Cara jean@elephantrouge.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jean.

    Os responsáveis são médicos-pesquisadores Dr. Protásio Lemos da Luz (InCor/USP) e Dr. Otávio Berwanger. Sugiro que você tente contato com as instituições para contatá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780191E1

      Excluir