quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nieto Senetiner - Don Nicanor - Malbec 2004



Quem me conhece sabe que eu gosto de fazer umas “maluquices” de guardar alguns vinhos por alguns anos para ver como evoluem. Não estou falando necessariamente de vinhos de guarda, mas de vinhos considerados comuns!
Numa dessas, decidi guardar um Don Nicanor Malbec 2004 há alguns anos. Abri-lo com esses 8 anos de idade não pode ser considerado um grande risco, mas muitos já o teriam tomado há tempos ...

Ao despejá-lo na taça já o percebi um pouco opaco, mas sem aparentar defeito, apenas menos bonito do que seria se o vermelho rubi intenso estivesse brilhante e transparente.
No nariz muito chocolate, menta (aquelas pastilhinhas de chocolate com menta), côco queimado, queijadinha. Muita fruta madura. 
Na boca, apesar dos 8 anos, está bem vivo. Taninos muito redondos, acidez e álcool na medida. Apesar de estar pronto para o consumo ainda me parece com potencial de guarda. Se você tiver duas ou mais garrafas, abra uma agora, curta e tome nota para comparar com a outra aberta daqui uns 2 anos. Caso só tenha uma, guarde mais um pouquinho!


Avaliação Vinho SIM: ÓTIMO (15/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: BOA

2 comentários:

  1. Para mim Malbec eh um dos melhores tipos. Gosto da marca Casillero del Diablo.
    Abs,
    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Realmente existem Malbecs muito saborosos, como é o caso deste Don Nicanor, Vinicius. Sugiro a leitura do artigo "Syrah do Chile x Malbec da Argentina" (http://www.vinhosim.blogspot.com.br/2012/05/syrah-do-chile-x-malbec-da-argentina.html) para que você possa aumentar seu repertório de comparações com os Malbecs!

    ResponderExcluir